Direitos e Deveres das Crianças

Atividades voltadas para a alfabetização com o foco nos Deveres e Direitos das Crianças.

A criança tem direito a educação:
Proposta: Contar uma história envolvendo a educação, onde os pais de uma criança não a deixavam ir para a escola, pois preferiam que ela ficasse em casa para auxiliar nas atividades domésticas, alegando que a escola não serve para nada. A criança então não podia freqüentar a escola.

Reflexão em sala com os alunos: Questionar as crianças sobre o que elas acham desse fato. Se elas acham que algum pai faz isso. Se elas sabem de alguma alternativa para mudar esse fato. E se eles conhecem alguém que vive nessa situação.

Culminância: Elaborar uma nova história, juntamente com os alunos, mudando a situação do menino que não poderia ir à escola.


A criança tem direito a ser escutada:
Proposta: Propor uma assembléia para discutir os direitos das crianças, deixando claro todos os argumentos que aparecerem.

Reflexão em sala com os alunos: Separar a sala em dois grupos nos quais um defenderá os direitos das crianças e o outro não. No final deixar claro que todas as crianças têm direitos a serem respeitados.


Toda criança tem direito a cidadania:
Proposta: Toda criança tem direitos e deveres, explicar para os alunos o que são os direitos e o que são os deveres, refletindo cada um deles.

Reflexão em sala com os alunos: Entregar para cada criança dois pedaços de cartolina de cores diferentes, no qual uma significará direitos e outra deveres. A professora mostrará ou falará um dever ou um direito e as crianças deverão erguer o pedaço de cartolina correspondente ao direito ou dever. Observar quantas levantaram de cada cor e propor uma reflexão para o entendimento do por que o que foi falado é um dever ou direito.

Oficina sobre o ECA:
Proposta: Fazer a leitura dos direitos da criança e propor uma reflexão sobre eles. No papel krafit fazer pedir para as crianças ilustrarem os direitos que acabaram de discutir. Finalizar o trabalho com um texto coletivo sobre o que as crianças entenderam sobre o ECA.