quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto

O Projeto
O Projeto Direitos e Deveres da Criança: uma proposta de alfabetização foi pensado a partir dos estudos na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, do 7° período do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Com o projeto planejado a partir de pesquisas e estudos referentes ao tema escolhido, utilizamos a tecnologia (que é uma ferramenta valiosa e muito presente em nosso meio) para divulgar e explicitar os objetivos deste Projeto, bem como os métodos e formas de avaliação. Esperamos contribuir com estudos e práticas, de profissionais e estudantes, de Educação.
Objetivos Gerais
Este tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização da criança a partir de um tema gerador: Direitos e Deveres da criança. Através de um trabalho interdisciplinar a proposta é ampliar os conhecimentos da criança, a fim de que ela, inicialmente, conheça seus direitos (e leis que os garantem) e partindo disto possa participar de diferentes atividades pedagógicas que possibilitem diversas aprendizagens.
O site propõe metodologias e estratégias didáticas para que o professor trabalhe com a classe diversas atividades, também em ambientes diferenciados além da sala de aula, como uso do laboratório de informática, e possa trabalhar conteúdos em desenvolvimento, ampliando e melhorando a qualidade do aprendizado.

Objetivos Específicos
  • Instigar os alunos a pesquisar, conhecer e exercer seus Direitos e Deveres;
  • Explorar conhecimentos gerais para trabalhar conteúdos sistematizados;
  • De forma lúdica trabalhar a alfabetização: pesquisa, leitura e escrita, também a numérica, jogos;
  • Propor atividades para docentes que buscam um trabalho diferenciado com séries em processo de alfabetização;
  • Proporcionar momentos de aprendizagem com equipamentos diferenciados e com o uso de diferentes recursos (o próprio computador, música, desenho, vídeos);
  • Apresentar um ‘espaço’ em que os professores encontrem idéias e possam aperfeiçoar metodologias;
  • Contribuir para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos da comunicação oral, leitura, escrita e produção textual, sociabilidade, habilidades de pesquisa e uso das tecnologias, como o computador.